26 de agosto de 2011

Ardeu mais nos primeiros 15 dias de Agosto que no resto do ano

Aumentou para mais do dobro a área ardida no distrito de Bragança apenas nos primeiros 15 dias de Agosto.

O grande responsável por este aumento foi um incêndio no concelho de Torre de Moncorvo.

Os dados são da Autoridade florestal nacional.

De acordo com o último relatório provisório divulgado por esta autoridade, entre 1 e 15 de Agosto, a área ardida no distrito de Bragança aumentou de 1470 hectares para quase 3100 hectares de área ardida, entre matos e povoamentos.

O grande responsável por este aumento foi um único incêndio, em Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo, que consumiu cerca de 1400 hectares de mato.

As altas temperaturas e o tempo seco explicam, em parte, a dificuldade dos bombeiros em controlar as chamas.

Mas fonte da GNR adiantava, há dias, que, nesta zona do sul do distrito de Bragança, a acção humana será a grande responsável pelos focos de incêndio, havendo suspeitas relacionadas com a desmatação e plantação de vinhas na zona do Douro.

O distrito de Bragança tem sido mesmo um dos mais fustigados pelas chamas este ano e apenas dois incêndios em Torre de Moncorvo (Carviçais e Peredo dos Castelhanos) são responsáveis por mais de metade dos 3091 hectares já ardidos.

Na lista de grandes incêndios em todo o país este ano, surge ainda um em Rebordelo, no concelho de Vinhais, com 160 hectares ardidos, e outro em Freixeda, no concelho de Mirandela, com 200 hectares consumidos pelas chamas.