2 de setembro de 2011

Bombeiros fazem peditório para pagar dívidas.


Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho vão angariar dinheiro para financiar gastos com combustíveis e despesas correntes. A direcção da instituição vai promover um peditório junto da população e das empresas do concelho para liquidar dívidas em atraso, noticia a Lusa.

A campanha de recolha de fundos inicia-se a 8 de Setembro, no feriado municipal, com o objectivo de juntar um montante razoável, uma vez que as dívidas rondam os 200 mil euros.

«Não temos dinheiro para combustíveis nem para as coisas mais básicas», confessou a presidente da direcção, Ana Galvão.

Eleita em Março de 2011, Ana Galvão encontrou a situação financeira da corporação «muito complicada e difícil», herdada pela direcção anterior.

«Vamos fazer o peditório no dia da Feira do Ano. Era tradição fazê-lo nessa data, quando se recolheram fundos para a construção do quartel. Mas depois do quartel ser construído essa tradição perdeu-se», disse o director com o pelouro financeiro, Diogo Morais.

Para além das dívidas existentes, na maioria a fornecedores, existem ainda «dificuldades» no pagamento de verbas por parte de entidades públicas, acrescenta Diogo Morais, dando como exemplo a transferência anual de capital da autarquia local, no valor de 30 mil euros, dos quais a instituição só recebeu «dez mil».

Esse valor recebido pela autarquia foi canalizado para a reparação de viaturas, onde 80 por cento dos veículos «estava avariado e inoperacional», explicou.

«Só tínhamos uma viatura de incêndios florestais e outra na secção (de Arazede) a andar, mais um auto-tanque. Havia três auto-tanques parados, três carros de incêndio e dois de comando», revelou.

Já reparadas, as viaturas «estão prontas para ir levantar», mas a corporação não possui a dinheiro para o fazer.

«Herdámos uma dívida enorme, não queremos contrair mais», acrescentou.

Fonte TVI24