14 de outubro de 2011

ONTEM QUINTA FEIRA FOI O DIA COM MAIS INCÊNDIOS REGISTADOS ESTE ANO

Quinta-feira foi o dia com mais incêndios florestais este ano com um total de 418 ocorrências de fogo em 24 horas, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Os dados estatísticos da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) indicam que os 418 incêndios foram combatidos por 4.763 bombeiros, apoiados 1.322 veículos e com o auxílio de 62 meios aéreos.
Uma fonte da ANPC disse na segunda-feira à agência Lusa que Outubro está a ser o "mês com maior número de ocorrências dos últimos 12 anos". Domingo tinha sido o dia do ano com mais fogos florestais, 399.
Às 6.30 horas, estavam activos cinco incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Vila Real e Porto, sendo o fogo de Felgueira, concelho de Vale de Cambra, distrito de Vila Real, aquele que mobilizava mais meios.
Este fogo, que lavra desde as 23:31 de quinta-feira, está a ser combatido por 136 bombeiros, com o apoio de 41 veículos.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje a continuação de tempo quente com céu limpo e vento fraco e com temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o território nacional.
Com excepção de alguns concelhos de Évora, Beja, Setúbal e Lisboa, todo o território nacional apresenta hoje um risco máximo, muito elevado e elevado de incêndio.
O Governo decidiu na quinta-feira autorizar o reforço do dispositivo de combate a incêndios até 31 de Outubro, prorrogando até esta data o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
A ANPC divulgou quinta-feira que determinou o prolongamento do estado de alerta especial nível Amarelo, "considerando as previsões" do IM, que apontam para a continuação de tempo quente e seco com permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.
Segundo os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional, os incêndios consumiram até 30 de Setembro deste ano 41.964 hectares de floresta, menos 67,5 por cento do que em igual período do ano passado.

FONTE: JN
FOT: PAULO JORGE MONTEIRO / GLOBAL IMAGENS