19 de agosto de 2011

PJ já deteve 17 suspeitos de fogos florestais

A Polícia Judiciária deteve, neste Verão, 17 pessoas pelo crime de incêndio florestal, a última das quais após confessar a autoria de um fogo que consumiu 35 hectares na serra do Marão, em Vila Real.
Através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, a PJ deteve um desempregado, de 37 anos, suspeito de ter ateado vários focos de incêndio na freguesia de Torgueda, na serra do Marão, na madrugada do dia 11.

Segundo explicou a PJ, em comunicado, devido às características morfológicas do terreno e às condições climatéricas que faziam sentir na altura, o fogo alastrou em direcção à freguesia de Mondrões.
O incêndio consumiu uma área florestal de cerca de 35 hectares, constituída maioritariamente por pinheiros, sendo que nas imediações existe um aglomerado de habitações que só não correram perigo devido à pronta intervenção dos bombeiros e de meios aéreos.
Este suspeito já tinha sido identificado na quarta-feira pela GNR, por intermédio de uma equipa de investigação de incêndios florestais, constituída há um ano no comando de Vila Real, e que junta elementos da Secção de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e da Investigação Criminal.
Na altura, o indivíduo confessou aos guardas a autoria deste incêndio florestal e indicou como motivo para cometer o acto o "consumo de bebidas alcoólicas" e a "consequente perda da noção da realidade".

FONTE: JN