19 de dezembro de 2011

INEM Homenageia Jovem de 12 Anos


Passava das 00h40m do passado dia 8 de Maio quando uma criança de 12 anos contactou o INEM, através do 112, ao aperceber-se de que a sua Mãe estava inconsciente. Rapidamente, a criança descreveu ao Operador do INEM a situação em que se encontrava e forneceu todas as informações que foram pedidas.

Esta chamada possibilitou ao INEM enviar os meios de socorro e é mais uma prova de que qualquer cidadão pode transmitir correctamente os sinais e sintomas de uma vítima, contribuindo para salvar uma vida.

O INEM vai homenagear, às 11 horas da próxima segunda-feira, dia 19 de Dezembro, o pequeno Luís Rodrigues que, graças à sua exemplar colaboração, conseguiu salvar a vida da sua Mãe. A cerimónia vai decorrer na sede do INEM, em Lisboa, na Rua Almirante Barroso, n.º 36.

Esta é a primeira iniciativa "Cidadão Exemplar”, com a qual o INEM quer dar a conhecer bons exemplos de actuação por parte de cidadãos na activação do sistema de Emergência Médica.

Pretende-se reforçar a consciência para aquela que é uma realidade no funcionamento do sistema de emergência médica em Portugal e em qualquer parte do Mundo: é o cidadão que desempenha um dos papéis mais importantes na chamada cadeia de sobrevivência, ou seja, a sequência de várias etapas até que uma vítima de acidente ou doença súbita receba a assistência necessária.
Quando se liga 112, o contributo mais importante para um Operador de Emergência é a disponibilidade do contactante para colaborar. Ainda que, em momentos de tensão e nervosismo seja difícil manter a calma, a colaboração dos contactantes é fundamental para que o INEM possa ajudar, da melhor forma possível, quem precisa de assistência médica préhospitalar.

Faça como o Luís: A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM.
Juntos podemos salvar vidas!

Fonte : INEM